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terça-feira, 29 de março de 2011

Finais do Ping Pong


As finais do Ping Pong foram opostas nas categorias Masculina e Feminina. Enquanto Isabelle não teve dificuldades em vencer por dois sets a zero, no Masculino, o jogo foi muito equilibrado e com constantes viradas no placar. O primeiro set, com muito equilíbrio fechou em 8 a 6 para Wallance. O mesmo equilíbrio se mostrou no segundo set com a vitória de Jean por 7 a 5. O desempate foi emocionante fechando em 11 a 9 para Jean, numa partida que não havia favoritos e qualquer um poderia vencer. Parabéns a todos que participaram e aguardem novidades do recreio.
Um abraço,
Professor Cassio Trevisan

sábado, 26 de março de 2011

Reta final do torneio de Ping Pong - Resultados

Classificados para a fase final - Masculino – Eliminatória
Quartas de finais
Leonardo 6ªA (1° I) 0 x 2 Jean 7ªB (1°II) jogo 1 (0x7;2x7)
x
Jairo 7ªB (1°IV) 2 x 1 Caio 8ª (2°V) jogo 2(7x5;4x7;7x2)
Felipe 7B (1°III) 2 x 0 Lucas 5B ( Vice IV) jogo 3 (7x2;7x2)
x
Wallance 7ªA (1°V)2 x 0 Luan 6ª C (1°VI) jogo 4 (7x5;7x3)
Semi finais
Jean 2 x 0 Jairo ( 7x5; 7x3)
Felipe 1 x 2 Wallance ( 7x9; 7x3; 5x7)
FINAL
Jean x Wallance
Classificados para a fase final Feminino – Pontos Corridos
Daniele 0 x 2 Tamires (3x7; 5x7)
Tamires 1 x 2 Isabele (1x7; 7x5; 5x7)
Isabele x Daniele

falando nisso, assista estes vídeos abaixo, basta clicar:
http://www.youtube.com/watch?v=R_ds3WsasRk
http://www.youtube.com/watch?v=VIcR-zwEQyY
Um abraço
Professor Cassio Trevisan

sexta-feira, 25 de março de 2011

Regras simplificadas de Tênis de Mesa

Regra Simplificada

Tênis de Mesa e Pingue-Pongue têm regras semelhantes, sendo que o primeiro constitui-se em algo organizado e mais competitivo, enquanto o segundo é o esporte mais descontraído. É a brincadeira, é o lazer.

A MESA
Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Pode ser feita de qualquer material, na cor escura e fosca, produzindo um pique uniforme de bola padrão oficial (aprovada pela ITTF); tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta. Para os jogos de duplas, ela é dividida em duas partes iguais por uma linha branca de 3mm de largura, no sentido do comprimento.

A REDE
A rede estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura, devendo ser de cor escura e devem possuir as suas parte superior branca e as malhas maiores do que 7,5mm quadrados até no máximo 12mm quadrados.

A BOLA
Deve ser feita de celulóide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e fosca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40mm.

A RAQUETE
1 - A raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso e constituída de madeira natural em 85% do material.
2 - O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha com pinos para fora tendo uma espessura máxima de 2mm, ou por uma borracha "sanduíche" com pinos para fora ou para dentro, tendo uma espessura máxima de 4mm.
3 - O lado não usado para bater na bola deve ser manchado de cor diferente da borracha e só deve ser vermelho vivo ou preto.
4 - A raquete tem que ter duas cores diferentes, para ser usada, e essas cores só podem ser, preto e vermelho vivo.
5 - Não é permitido jogar com o lado de madeira.

A PARTIDA
1 - Constitui-se de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets ímpares (um, três, cinco, sete, nove...). No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 pontos consecutivos primeiro.
2 - O atleta que atua o 1º set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.
3 - Na partida quando houver "negra" (1 a 1), (2 a 2) ou (3 a 3) , os atletas devem mudar de lado logo que o atleta consiga 05 pontos.

O SAQUE
1 - A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginária desta.
3 - Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, mudando sempre quando a soma dos pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos.
Ex.: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 = 12
4 - Com o placar 10-10, a seqüência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada atleta deve produzir somente um saque até o final do jogo.
5 - O direito de sacar ou receber primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio (ficha de duas cores), sendo que o atleta que começou a sacar no 1º set começará recebendo no 2º set e assim sucessivamente.
6 - O sacador deverá sacar e retirar o braço da mão livre da frente da bola de modo que nada esteja entre a bola e o adversário a não ser a rede e suportes.

UMA OBSTRUÇÃO (NÃO VALE PONTO)
A partida deve ser interrompida quando:
1 - O saque "queimar" a rede.
2 - O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola).
3 - Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado.
4 - As condições de jogo forem perturbadas (barulho, etc).

UM PONTO
A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando:
1 - Errar o saque.
2 - Errar a resposta.
3 - Tocar na bola duas vezes consecutivas.
4 - A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
5 - Bater com o lado de madeira da raquete.
6 - Movimentar a mesa de jogo.
7 - Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.
8 - Sua mão livre (que não está segurando a raquete) tocar a superfície da mesa durante a seqüência.

CORREÇÃO DA ORDEM DE SACAR, RECEBER OU LADO
Se um atleta der um ou mais saques além dos dois de direito, a ordem será restabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de dois.
Se no último set possível, os atletas não trocarem de lado quando deveriam fazê-lo, deve trocar, imediatamente, assim que se perceba o erro. A contagem será aquela mesma de quando a seqüência foi interrompida.
Em hipótese alguma haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro deverão ser confirmados.

JOGOS DE DUPLAS
Valem as mesmas regras, sendo que:
1 - O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do recebedor.
2 - Cada atleta só pode bater uma só vez na bola.
3 - A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a seqüência será natural:
Atleta A saca para o X
Atleta X saca para o B
Atleta B saca para o Y
Atleta Y saca para o A que, saca para o X e assim, sucessivamente, cada atleta vai dando 2 saques.
No empate 10-10, cada um só dá 1 saque por vez.
4 - Se a bola do saque tocar a rede (queimar), e cair no lado esquerdo do recebedor - além da linha central - o sacador deverá perder o ponto.

VESTIMENTA
Camisa, shorts e saias podem ser de qualquer cor ou cores exceto que, quando uma bola branca está em uso somente gola e as mangas da camisa podem ser brancas, e, quando uma bola laranja está em uso, somente àquelas partes podem ser de cor laranja.

domingo, 20 de março de 2011

Torneio de Ping Pong - Classificados para a fase final


Classificados para a fase final - Masculino – Eliminatória
Quartas de finais
Leonardo 6ªA (1° I) x Jean 7ªB (1°II)  jogo 1
                        x
Jairo 7ªB (1°IV) x Caio 8ª (2°V)  jogo 2

Felipe 7B (1°III) x Lucas 5B ( Vice IV) jogo 3
                  x
Wallance 7ªA (1°V) x Luan 6ª C (1°VI) jogo 4
Semi finais
Vencedor do jogo 1  x  Vencedor do jogo 2        jogo 5
Vencedor do jogo 3  x  Vencedor do jogo 4  jogo 6

FINAL

Vencedor do jogo 5  x  Vencedor do jogo 6

Classificados para a fase final
Feminino – Pontos Corridos
Daniele 5ªA x Tamires 5B
Tamires 5ªB x Isabele
Isabele x Daniele 5ªA

Resultados do ping pong - terceira rodada



3ª rodada
Jogador1
placar
Jogador2
grupo
sets

Leonardo 5ª
2 x 0
Gustavo 7a
I
wxo

Gabriel 7a
1 x 2
Ariel 5c
II
10x8
7x9
11x13

Felipe 7b
2 x 0
Lucca 5c
III
7x1
7x2

Leonardo 8b
0 x 2
Lucas 5b
IV
wxo

Willian 5b
0 x 2
Caio 8a
V
wxo

Jairo 7b
2 x 0
Daniel 5b
IV
wxo

Oscar 5b
0 x 2
Wallance 7a
V
wxo

Lucas 6a
2 x 0
David 5b
VI
wxo

Nathany 5b
2 x 0
Maria F
I
wxo

Tamires
2 x 0
Mônica
II
9x7
7x4

Luana 6a
 0 x 2
Isabela
III
 1x7
0x7

Resultados do ping pong - segunda rodada


2ª Rodada
Jogador1
placar
Jogador2
grupo
sets

Leonardo 6c
0 x 2
Gustavo 7a
I
1x7
0x7

Gabriel 7a
0 x 2
Jean 7b
II
2x7
2x7

Felipe 7b
2 x 0
Maykel 6a
III
7x4
7x3

Leonardo 8b
 0 x 2
Jairo 7b
IV
wxo

Willian 5b
0 x 2
Wallance 7a
V
 0x7
0x7

Lucas 5b
2 x 0
Daniel 5b
IV
wxo

Oscar 5b
0 x 2
Caio 8a
V
1x7
4x7

Lucas 6a
0 x 2
Luan 6c
VI
4x7
0x7

Nathany
2 x 0
Maria F
I
wxo

Hiully
 0 x 2
Mônica
II
4x7
0x7

Maria Clara5b
0 x 2
Isabela
III
2x7
0x7

quinta-feira, 17 de março de 2011

Regras simplificadas do Jogo de Xadrez


REGRA SIMPLIFICADA DO JOGO DE XADREZ
INTRODUÇÃO
O jogo de xadrez é jogado entre dois adversários, que movimentam peças num tabuleiro quadrado chamado ‘tabuleiro de xadrez’.
O jogador com as peças brancas começa o jogo. Diz-se ser ‘a vez’ do jogador, quando seu adversário completou um lance.
OBJETIVO:
O objetivo de cada jogador é colocar o rei adversário ‘sob ataque’, de tal forma que o adversário não tenha lance legal a evitar a ‘captura’ de seu rei no lance seguinte.
O jogador a alcançar tal objetivo, ganhou a partida e diz-se, deu ‘mate’ no adversário. O jogador que levou o mate, perdeu a partida
POSIÇÃO INICIAL DAS PEÇAS NO TABULEIRO
O tabuleiro de xadrez é constituído de uma malha quadriculada de 8x8, com 64 casas iguais, alternadamente claras (as casas ‘brancas’) e escuras (as casas ‘pretas’).
O tabuleiro de xadrez é colocado entre os jogadores de forma a deixar a casa à direita de cada jogador de cor branca.
No início da partida, um jogador tem 16 peças de cor clara (as peças ‘brancas’); o outro tem 16 peças de cor escura (as peças ‘pretas’).
AS PEÇAS:
Um rei branco e um preto, usualmente indicado pelo símbolo
Uma dama branca e uma preta, usualmente indicada pelo símbolo
Duas torres brancas e uma preta, usualmente indicadas pelo símbolo
Dois bispos brancos e dois pretos, usualmente indicados pelo símbolo
Dois cavalos brancos e dois pretos, usualmente indicados pelo símbolo
Oito peões brancos e oito pretos, usualmente indicados pelo símbolo